sexta-feira, 19 de março de 2010

Aprenda a tocar violão em casa



Aulas de violão

Partituras,harmonia,rítmo
ao seu alcance

Aulas em domicílio
Contato:(085)8520.0595

email:sonoridadeviolonistica@gmail.com.br

quarta-feira, 17 de março de 2010

Campo harmônico para tirar músicas de ouvido

Para atender a inúmeros pedidos por email,solicitando uma ajuda para apreder a tocar de ouvido,decidi colocar este comentário a público .Sei que para iniciantes este assunto é realmente instigado.Qualquer dúvida podem me escrever por email.

Contato:sonoridadeviolonistica@gmail.com
Fone:(085)8855.0041


Tirar música de ouvido no Violão

(Aprenda a reconhecer Acordes do Violão)
Continuando nossa aula sobre “Tirar Música de ouvido no Violão”. Hoje irei falar sobre como reconhecer Acordes nas músicas que você for tirar de ouvido ao tocar Violão.
Primeira coisa que você tem que adquirir como hábito, é ouvir uma música muitas vezes quando for tirar de ouvido a mesma no Violão. Mas não é para simplesmente ouvir a música, você precisa ouvir prestando muita atenção na mudança dos acordes no violão, fique atento no momento que acontece essa mudança.
Como você percebe essa mudança ao tocar violão?
Quando acontecer essa mudança, você irá ouvir uma mudança do tom, alternando a sensação da música e também poderá ouvir uma pequena pausa. (Para maiores informações acesse a categoria, Aulas de Violão ou Curso de Violão no menu ao lado).
Preste muita atenção na mudança dos acordes ao tocar violão e tente calcular quantos acordes existem em cada verso e também no refrão. Essa contagem irá lhe dizer quantos acordes você precisa descobrir e o lugar exato de cada um deles ao executar a música no violão.
Veja isso como se fosse um jogo aonde você precisa preencher as lacunas em branco. Para poder preencher as lacunas você precisa saber exatamente quantas existem e em que posição cada uma se encontra correto? Então, por esse motivo é muito importante você fazer esse calculo e análise dos acordes executados ao tocar violão.
Lembre-se, que geralmente a música se inicia pelo verso. Talvez exista alguns acordes como ponte, algumas linhas de voz, ou até um pequeno solo de violão. Então você irá chegar ao Refrão, que é a parte mais intensa da música.
Toda música segue um certo padrão de composição. Poderíamos dizer que é como lógica matemática em alguns casos. Certos acordes se dão muito bem com alguns e não tão bem com outros. Nós chamamos isso de Campo Harmônico e acordes originados da mesma escala.(Veja a categoria Aulas de Violão)
Então quando você está tirando uma música de ouvido, você poderá começar descobrindo o acorde Tonal dessa música para assim posteriormente ir descobrindo todos os outros acordes que são originados desse acorde Tonal.
Os acordes e campo harmônicos mais utilizados são: C, G, D, A, E and F e seus relativos. Então, quando você conseguir descobrir um acorde dentro da música ao tocar violão, você poderá descobrir os outros a partir desse. Apenas utilizando todos os outros acordes que “poderiam” estar sendo usados por serem do mesmo campo harmônico.
Segue abaixo uma tabela que irá lhe ajudar e muito nesse processo:


Como mostra na tabela acima, ao tocar violão você tem que ter em mente que cada acorde possui seu campo harmônico e seus acordes subseqüêntes. Isso quer dizer, que na maioria das vezes, você irá encontrar apenas os acordes que estão dentro de seu respectivo campo harmônico ao executar uma música no Violão.


Exemplo: Se você estiver tirando uma música qualquer no violão, e descobriu que o primeiro acorde do primeiro verso é C (Dó Maior), os acordes que você encontra nessa tabela como sendo do Campo Harmônico de C serão os que mais têm chances de aparecerem na música. Ai então, você precisa utilizar aquela famosa técnica de Tentativa e Erro. Mas agora pelo menos você sabe que “teoricamente” os acordes possíveis de aparecerem são C-Dm-Em-F-G-Am-Bº.
Muito fácil não?
Bom, sei que na teoria é tudo muito fácil e simples, mas a verdade é que você precisa se acostumar com essas sequências de acordes e prestar atenção ao tocar uma música no violão. Pois isso irá lhe dar uma visão muito mais ampla da música. E facilitar muito a sua vida quando estiver tentando tirar qualquer música de ouvido ao Tocar Violão.