sábado, 22 de maio de 2010

É melhor ,para quem começa no estudo do instrumento,se dedicar ao improviso em solos rapidíssimos ou ao estudo da harmonia?

Certa vez estive em uma aula de música para o grupo de perseverança da comunidade Shalom e ao terminar de executar a música oração da família, de composição do Pe. Zezinho,o aluno me fez a seguinte pergunta:É melhor para quem começa no instrumento se dedicar mais a improvisação ,com solos rapidíssimos ou ao estudo da harmonia?

Achei a pergunta incrível !

A resposta como sempre é óbvia.Depende muito do objetivo pelo qual se quer desbravar na música.Tudo que se aprende é valido.Eu ,particularmente,vejo o violão não como um simples instrumento e sim como uma mine orquestra.Uma orquestra que está em minhas mãos.Uma vez, tendo esta consciência,entendendo a complexidade que é ter em minhas mãos um universo de possibilidades sonora ,não tenho o direito de reduzi-lo a um ou a outro.....

Como todos sabem sempre gostei de música instrumental.Cresci vendo melodias e harmonias convivendo no mais perfeito casamento .De modo especial, gostaria de atentar para algo gravíssimo .Peço para os que preferem exercitar o bom hábito dos solos que tenham o devido cuidado para não encher o compasso de intermináveis notas e perder ,com isso, a musicalidade.Aconselho a buscarem na beleza da simplicidade a sofisticação que seus ouvintes merecem.



Um grande abraço a todos e até a próxima
sonoridadeviolonistica@gmail.com