sábado, 22 de maio de 2010

É melhor ,para quem começa no estudo do instrumento,se dedicar ao improviso em solos rapidíssimos ou ao estudo da harmonia?

Certa vez estive em uma aula de música para o grupo de perseverança da comunidade Shalom e ao terminar de executar a música oração da família, de composição do Pe. Zezinho,o aluno me fez a seguinte pergunta:É melhor para quem começa no instrumento se dedicar mais a improvisação ,com solos rapidíssimos ou ao estudo da harmonia?

Achei a pergunta incrível !

A resposta como sempre é óbvia.Depende muito do objetivo pelo qual se quer desbravar na música.Tudo que se aprende é valido.Eu ,particularmente,vejo o violão não como um simples instrumento e sim como uma mine orquestra.Uma orquestra que está em minhas mãos.Uma vez, tendo esta consciência,entendendo a complexidade que é ter em minhas mãos um universo de possibilidades sonora ,não tenho o direito de reduzi-lo a um ou a outro.....

Como todos sabem sempre gostei de música instrumental.Cresci vendo melodias e harmonias convivendo no mais perfeito casamento .De modo especial, gostaria de atentar para algo gravíssimo .Peço para os que preferem exercitar o bom hábito dos solos que tenham o devido cuidado para não encher o compasso de intermináveis notas e perder ,com isso, a musicalidade.Aconselho a buscarem na beleza da simplicidade a sofisticação que seus ouvintes merecem.



Um grande abraço a todos e até a próxima
sonoridadeviolonistica@gmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do seu pronunciamento neste blog.

Sol Oliveira disse...

Querido amigo, saudades! Manda um beijão no Cerne mas não esquece de ninguém tá? Como vão as coisas? me dê notícias! Socorro