Campo Harmônico Maior:
Exemplo em DÓ MAIOR
Graus:
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5) Maior
Natural
(jônio)
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
Dica: O sétimo grau também é conhecido como "meio-diminuto".
Campo Harmônico Menor:
Exemplo em LÁ MENOR
Graus:
Im7 IIm7(b5) bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M bVII7 Menor
Natural
(eólio)
Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M G7
Graus:
Im7M IIdim bIII7M(#5) IVm7 V7 VI7M VIIdim Menor
Harmônico
Graus:
Am7M Bdim C7M(#5) Dm7 E7 F7M G#dimIm7M IIm7 bIII7M(#5) IV7 V7 #VIdim VIIdim Menor
Melódico
Dicas:
Am7M Bm7 C7M(#5) D7 E7 F#dim G#dim •
abertos (dão uma sonoridade diferente).
Aplique também em outras tonalidades. Experimente inverter os acordes, usar acordes •
um simples
Um simples acorde E7/A pode ser um A7M(9) e vice-versa. Um Bm7(b5) pode substituirG7(9) com a primeira inversão. •
acima, mantendo a mesma posição dos dedos. Ou seja, um
Os acordes diminutos podem ser invertidos apenas subindo o acorde um tom e meioF(dim) transforma-se em Ab(dim)
e B(dim). •
regiões diferentes.
Os acordes aumentados (5#) também são simétricos, mantendo a mesma formação em •
pensou em fazer um arpejo de
Observe os acordes, eles oferecem várias possibilidades de serem executados. Você jáEm7 sobre um C7M? Campo Harmônico menor
Cm (Maj7)
Dm7b5 (6)
E(5#)
Fm7 (4#)
G(9b/6b)
Amaj7(9#/11#)
Bdim (alt6) Segue abaixo o campo harmônico maior e menor.Qualquer dúvida é só entrar em contato
CAMPOS HARMÔNICOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário