sábado, 19 de março de 2011

Acordes diminutos

fórmula de formação dos acordes(com 3 notas) tem por base a I, III e V de cada escala correspondente, o diferencial esta nos respectivos intervalos.

Para formar os ACORDES DIMINUTOS, o intervalo entre a “I”(primeira) e a “III”(terceira), é de 1tom e meio e entre a “III”(terceira) e “V”(quinta), também é de 1tom e meio. Mais uma vez vamos somar os intervalos.


A ditância entre a “I”(primeira) e a “III”(terceira) tem que ter 1tom e meio. Então soma-se: DÓ# + + MIb = 1tom e meio. Fica sendo a “III”(terceira), um MIb.


A distância entre a “III”(terceira) e a “V”(quinta) também tem que ter 1tom e meio. Então soma-se: MI + + SOLb = 1tom e meio. Fica sendo a “V”(quinta) a nota SOLb.

Veja a sequência de todos os acordes diminutos:

.: Acorde ““(dó com diminuta) :.


.: Acorde ““(ré com diminuta) :.


.: Acorde ““(mi com diminuta) :.


.: Acorde ““(fá com diminuta) :.


.: Acorde ““(sol com diminuta) :.


.: Acorde ““(lá com diminuta) :.


.: Acorde ““(si com diminuta) :.


Esse assunto sobre formação de acordes é muito importante e rico em detalhes, tem alguns detalhes que estão sendo omitidos propositalmente para que você “aprenda por partes“. Nos próximos artigo vamos aprender a formação dos ACORDES AUMENTADOS.
…Ter bastante entusiasmo, significa “estar cheio de Deus“. Tenha bastante entusiasmo que você aprenderá com maior facilidade…


Qualquer dúvida entre em contato deixando sua mensagem ou pelo email:sooridadeviolonistica@gmail.com

quinta-feira, 10 de março de 2011

Campo Harmonico

Campo Harmônico Maior:
Exemplo em DÓ MAIOR
Graus:
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5)
Maior
Natural
(jônio)
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
Dica: O sétimo grau também é conhecido como "meio-diminuto".
Campo Harmônico Menor:
Exemplo em LÁ MENOR
Graus:
Im7 IIm7(b5) bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M bVII7
Menor
Natural
(eólio)
Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M G7
Graus:
Im7M IIdim bIII7M(#5) IVm7 V7 VI7M VIIdim
Menor
Harmônico
Graus:
Am7M Bdim C7M(#5) Dm7 E7 F7M G#dimIm7M IIm7 bIII7M(#5) IV7 V7 #VIdim VIIdim
Menor
Melódico
Dicas:
Am7M Bm7 C7M(#5) D7 E7 F#dim G#dim
abertos (dão uma sonoridade diferente).
Aplique também em outras tonalidades. Experimente inverter os acordes, usar acordes
um simples
Um simples acorde E7/A pode ser um A7M(9) e vice-versa. Um Bm7(b5) pode substituirG7(9) com a primeira inversão.
acima, mantendo a mesma posição dos dedos. Ou seja, um
Os acordes diminutos podem ser invertidos apenas subindo o acorde um tom e meioF(dim) transforma-se em
Ab(dim)
e B(dim).
regiões diferentes.
Os acordes aumentados (5#) também são simétricos, mantendo a mesma formação em
pensou em fazer um arpejo de
Observe os acordes, eles oferecem várias possibilidades de serem executados. Você jáEm7 sobre um C7M?
Campo Harmônico menor
Cm (Maj7)
Dm7b5 (6)
E(5#)
Fm7 (4#)
G(9b/6b)
Amaj7(9#/11#)
Bdim (alt6)

Segue abaixo o campo harmônico maior e menor.Qualquer dúvida é só entrar em contato

CAMPOS HARMÔNICOS